NOVO SISTEMA DO SIMPLES NACIONAL

05/10/2022
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou Comunicado que traz orientações sobre o novo sistema de opção pelo Simples Nacional, conhecido como Topar. A ferramenta pretende atender demandas das empresas novas às efetuadas por empresas constituídas. A previsão é de que a funcionalidade seja implantada até dezembro deste ano.

Dentre as principais melhorias apresentadas por essa mudança no sistema estão a funcionalidade de “inclusão e alteração de inscrição” em única aplicação para empresas em início de atividade; fornecimento de arquivos individualizados para empresa constituídas e os processamentos parciais que ocorriam aos finais de semana do mês janeiro e foram substituídos por processamentos diários.

Além das melhorias, os procedimentos de verificação de pendências permanecem os mesmos. Nesse sentido, também destaca que por meio do perfil “Defere” é possível consultar as informações enviadas pelo ente federativo. O termo de indeferimento fica disponível pelo menu Transferência de arquivos> Download de arquivos > TO > 2023.

Manual
A partir de novembro, será disponibilizado o Manual de Verificação de Pendências com as alterações e instruções mais detalhadas sobre as novas aplicações. Confira o cronograma:

12/12/2022 a 30/01/2023: Envio de arquivo inicial e arquivos complementares contendo CNPJs com pendências.

02/01/2023: Opção pelo Simples Nacional.

12/12/2022 a 10/02/2023: Envio de arquivo CNPJs regulares.

13/02/2023: Processamento Final de acordo com as informações liberadas pelos entes federativos.

Fonte: Agência CNM de Notícias