Dia do Médico Veterinário

09/09/2019
O Dia do Médico Veterinário ou Dia do Veterinário é comemorado anualmente em 9 de setembro. Esta data celebra a ação dos profissionais responsáveis por cuidar da saúde dos animais, sejam os de estimação (gatos e cães, por exemplo) ou os selvagens (como leões e onças).

Os veterinários também ajudam a diminuir a propagação de doenças transmitidas por animais para os seres humanos. Em outras palavras, além da saúde dos animais, o médico veterinário também auxilia na preservação da saúde da população humana.

Origem do Dia do Veterinário

O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro porque foi exatamente nessa data, em 1933, que o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinava o Decreto Lei nº 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no país.

Mesmo sendo oficializado apenas em 1933, os cursos de formação em veterinária já existiam no Brasil desde 1910.