Dia do Joalheiro

15/11/2019
133
O Dia do Joalheiro é comemorado anualmente no dia 15 de novembro. Nesta data lembramos do profissional que é responsável por transformar pedras lapidadas e metais em verdadeiras obras de arte e assim ornar homens e mulheres.

Dia do Joalheiro é comemorado anualmente no dia 15 de novembro.

As joias acompanham o ser humano desde os primórdios dos tempos. Tinham uma função de mostrar o cargo e o poder de uma pessoa. Por isso, os reis e rainhas levam coroas, cetros e outras joias que são usadas para distinguir sua função.

ourives

Igualmente, podem significar a profissão, como é o caso do anel que muitos profissionais recebem quando se formam, ou um compromisso, no caso das alianças de casamento. Em todos esses objetos está por trás a mão hábil e experiente de um artesão, o joalheiro, que cria peças únicas.

A origem do Dia do Joalheiro remete à fundação do Sindicato dos Trabalhadores Joalheiros, na cidade de São Paulo, em 1959.