Dia do Folclore

22/08/2019
113
O Dia do Folclore Brasileiro é celebrado anualmente em 22 de agosto. Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.

Dia do Folclore Brasileiro é celebrado anualmente em 22 de agosto.

O termo folclore se originou através de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms (1803-1885), que uniu as palavras inglesas folk (que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”).

Assim, folclore ganha o significado literal de "conhecimento do povo" ou "aquilo que o povo faz".

A base da cultura do povo brasileiro vem da mistura de povos que fizeram o Brasil. Inclui as numerosas tribos indígenas, os portugueses, os diversos povos africanos que foram trazidos escravizados, além de um sem-número de imigrantes como alemães, italianos, japoneses que vieram para o país.

Além disso, estudiosos como Câmara Cascudo, Mário de Andrade, Hekel Tavares, Inezita Barroso e muitos outros recolheram estórias e cantigas, documentaram práticas medicinais que fazem do folclore brasileiro uma fonte inesgotável de inspiração.

Vejamos alguns exemplos do Folclore Brasileiro:

Lendas

• Jongo
  • Pau de Fitas

Costumes e Crendices

• Ao sentir a orelha arder, atribuir a que alguém esteja falando mal de você.
  • Jogar um pouco de cachaça no chão 'para o santo' antes de tomá-la.
  • Saltar sete ondas na noite do dia 31 de janeiro, pois isso traria boa sorte.